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Gestão de Marketing: Melhores estratégias e aplicação completa

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Fonte: Canva Pro

Você conhece a gestão de marketing? Esse papel é essencial para empresas que desejam se destacar de maneira mais efetiva.

As ações de marketing precisam ser tomadas com cuidado, sendo bem focadas no objetivo. A gestão de marketing é de onde essas coordenadas devem ser definidas.

Composto por um conjunto de técnicas para objetivos diversos, o marketing pode passar por diferentes cenários e setores, desde o planejamento até a realização da venda. Todos esses processos requerem análises e tomadas de decisão para que o melhor resultado seja obtido.

Ter uma boa gestão de marketing significa levar em consideração cada ponto de uma estratégia. Neste artigo, vamos mostrar como funciona e quais as melhores estratégias para uma gestão de marketing efetiva. 

Como funciona a gestão de marketing 

A gestão de marketing é responsável por dar as diretrizes corretas para que uma estratégia seja bem executada – e, como consequência, bem-sucedida. É através dela que serão definidos os objetivos e meios necessários que tornarão possíveis o lançamento de campanhas, captação de leads e aumento da autoridade de marca.

É responsabilidade da gestão tomar decisões que devem ser sempre pautadas em análises, que podem ser sobre o mercado, sobre o público-alvo, entre outras informações relevantes para o segmento em questão. Assim, oportunidades e possíveis problemas podem ser previstos com uma maior facilidade.

O monitoramento desses dados e dos resultados precisa ser constante, e caminhar de acordo com os objetivos da estratégia de marketing.

Em uma gestão de marketing, é importante que o responsável leve em consideração pontos como o público e o produto para criar uma relação entre ambos e conseguir comunicar uma mensagem de maneira clara. 

Gestão de marketing: importância para sua empresa

Para que a gestão de marketing seja eficiente, as áreas relacionadas devem estar unidas e alinhadas em prol das metas e objetivos. Toda ação deve ser analisada e parte de algo maior, para assim conseguir ter resultados que digam como está o progresso da estratégia.

Uma estratégia bem executada e acompanhada de uma boa gestão de marketing traz inúmeros benefícios, entre eles o aumento na carteira de clientes, mais leads e um lucro maior. Vamos abordar cada um desses pontos a seguir. 

Potencializa o crescimento de clientes

As estratégias definidas pela gestão de marketing conseguem potencializar o crescimento de clientes, através do aumento de buscas e reconhecimento de marca.

Ao analisar uma base de clientes e analisar dados como o perfil de consumo, dúvidas frequentes e em quais outros produtos seus clientes se interessam, é possível ter insights de como montar estratégias de fidelização e fazer com que esses clientes se mantenham ativos na base.

Se você oferece um determinado produto, é possível criar diferentes versões que possam atender a uma porcentagem de clientes, ou outras soluções para problemas similares aos que seu produto resolve. Todos esses dados e estratégias são analisados e definidos pela gestão de marketing. 

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Melhora captação de leads

Com o foco nas necessidades do público e na transmissão de uma mensagem clara, torna possível conquistar novos consumidores que talvez jamais teriam ideia de que aquele produto pode resolver um problema rotineiro e incômodo.

Uma boa gestão de marketing ajuda a definir o tom da mensagem, os meios que serão utilizados para transmiti-la e o público-alvo que pode consumir a solução apresentada.

Isso aumenta o número de leads e gera a possibilidade de aumentar o número de vendas, aumentando também o lucro.

Melhora o ROI  

O ROI é uma sigla que significa Retorno sobre o Investimento. Essa sigla é usada para um indicador que diz se a estratégia está sendo bem-sucedida ou não.

É importante para uma gestão de marketing buscar o aumento desse indicador, mantendo sempre a atenção nos pontos que podem ser melhorados e mantidos dentro da estratégia.

Aumenta a reputação e fortalece o posicionamento do negócio  

Uma estratégia de marketing bem executada consegue melhorar muito o relacionamento do consumidor com a empresa, e como consequência, aumenta sua reputação. 

Estratégias de gestão de marketing   

Existem diferentes estratégias de gestão de marketing, que vão desde métodos orgânicos até o uso de ferramentas que auxiliam no monitoramento de dados relevantes. 

SEO, SEM e Conteúdo 

O SEO (Search Engine Optimization) é um tipo de estratégia de otimização de sites e de conteúdo que visa melhorar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa de motores de busca como o Google de maneira orgânica. Essa estratégia requer de médio a longo prazo para que sejam vistas mudanças significativas, mas traz resultados consistentes.

Ele pode incluir otimizações internas, como link Building, otimização de palavras-chaves, e otimizações externas como otimização de domínios.

Já o SEM (Search Engine Marketing) usa métodos pagos, como publicidade, para o mesmo objetivo em um prazo mais curto. O SEM pode incluir tanto o resultado do SEO, quanto a mídia paga na forma de link patrocinado.

Ambas são ferramentas que auxiliam na produção de conteúdo relevante, que pode trazer engajamento e aumento de autoridade pelo público.

CRM e Fidelização

O CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia de marketing com foco no cliente.  Ele envolve diferentes áreas, como marketing, vendas e atendimento, e em todas elas o cliente está no centro das operações.

O uso de CRM faz com que a fidelização seja muito mais fácil, pois ele tem funções que permitem a personalização dos serviços e reúne uma série de informações valiosas para que os times possam identificar oportunidades de acordo com cada perfil. 

Desenvolvimento e Inovação

Com o auxílio de ferramentas que permitem analisar tanto os dados da empresa como o perfil de consumidores, é possível identificar pontos de melhoria e inovação dentro da cartela de produtos e serviços oferecidos.

Com novas tecnologias e tendências surgindo a todo momento, é importante entender que as necessidades do público também mudam. Dessa maneira, é possível adaptar novas soluções e implementar melhorias que podem fazer você se destacar no mercado.

Aplicação efetiva da gestão de marketing

Após definir a estratégia e as ferramentas utilizadas, como aplicar de fato uma gestão de marketing eficiente?

Análise de mercado e pesquisa de consumidor

É de extrema importância realizar uma pesquisa de mercado e de consumidor para entender como se comunicar e para quem se comunicar.

A coleta e análise de dados sobre o público-alvo e concorrentes são o Norte para definir estratégias e entender o que pode ser feito de diferente. Assim, é possível antecipar os riscos e aproveitar as oportunidades disponíveis da melhor forma possível.

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Mas lembre-se: o foco deve ser sempre o consumidor e suas dores. Portanto, interaja, busque saber o que eles desejam e tente adaptar a sua gestão de marketing ao que a sua persona precisa. Assim você consegue orientar a sua equipe e tomar decisões mais assertivas durante o processo. 

Definição de metas e objetivos de marketing

Os objetivos dentro de uma estratégia de marketing podem ser diversos. Aumentar o tráfego e a autoridade da marca, vender mais, ganhar novos seguidores nas redes sociais, aumentar a fidelização de clientes.

Para definir um objetivo claro, é importante analisar o panorama geral da empresa e ver onde você deseja trabalhar primeiramente, dentro do que é possível.

Na hora de definir as metas, a melhor forma é definir uma meta SMART.

  • Specific: específica e que está alinhada aos seus próximos passos. Onde estamos e aonde queremos chegar;
  • Measurable: mensurável. Viabilizam o acompanhamento através do monitoramento de dados;
  • Attainable: alcançável. Olhar dados anteriores e se pautar em resultados assim para gerar novos números
  • Relevant: relevante. Ajudarão você a tomar o rumo que precisa. Auxilia na hora de priorizar as demandas e finalidades;
  • Time-bound: prazos. Quanto tempo você demorou para completar a tarefa ou alcançar esse objetivo antes? Utilize para definir o prazo. 

Desenvolvimento do plano de ação

Onde está seu público-alvo? Em quais canais de comunicação ele está presente? Como ele se informa e busca por produtos?

A partir dessas informações, selecione canais de distribuição de conteúdo, e tente se fazer presente da maneira e onde o seu cliente está. Se ele se interessa por um determinado tipo de assunto que tenha a ver com o seu nicho, e você deseja aumentar a autoridade, pense em por exemplo criar materiais como eBooks e infográficos e promovê-los.

Converse com a equipe e alinhe quais materiais serão produzidos e como cada um pode auxiliar nessa linha de estratégia. Seja transparente e comunique de maneira clara tanto os passos a serem tomados quanto os motivos pelos quais vocês tomaram essas decisões.

Adapte também seus planos de ação com base nas ferramentas disponíveis para o trabalho, e se mantenha aberto para sugestões. Assim você garante que a gestão de marketing será eficiente para todos.

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